Sérgio Caldier
Em sua 28ª reunião, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiu, por unanimidade, posicionar-se em favor da manutenção do programa Voz do Brasil no horário, que ocupa há 72 anos, de 19 às 20 horas.
A proposta, apresentada pelo Conselheiro Mario Augusto Jakobskind, representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi encaminhada aos deputados federais, senadores e aos respectivos presidentes das duas representações parlamentares.
Os conselheiros entendem que a proposta de flexibilização do horário da Voz do Brasil, em discussão na Câmara dos Deputados, equivale na prática ao início do fim do referido programa, o mais antigo do gênero no mundo, porque se tal medida for adotada não haverá condições de se fiscalizar se mais de 5 mil emissoras de rádio espalhadas por todo o país estariam colocando no ar o informativo sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, informativo este escutado por milhões de brasileiros que só têm acesso a este espaço midiático.
Eis a íntegra da moção pela manutenção do horário da Voz do Brasil aprovada pelo Conselho Curador da EBC:
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em sua 28ª Reunião, realizada em 29 de junho de 2011, decidiu, por unanimidade, tornar público o posicionamento em favor da manutenção da Voz do Brasil no horário compreendido entre 19 e 20 horas (horário de Brasília).
Os conselheiros e conselheiras entendem que a flexibilização deste horário comprometeria um importante espaço informativo dos cidadãos e cidadãs do pais. Como indicam diversas pesquisas de opinião, milhões de brasileiros e brasileiras só têm acesso à informação por meio da Voz do Brasil, programa radiofônico com mais de 72 anos de vida.
Nesse sentido, exortamos os representantes do povo brasileiro no Congresso Nacional a se posicionarem em favor da manutenção do horário histórico da Voz do Brasil. Acreditamos que a "flexibilização" da Voz do Brasil pode significar, na prática, o início de seu fim, em função da impossibilidade de fiscalização efetiva do cumprimento dos horários "flexíveis" em mais de 5 mil emissoras de rádio em todo território nacional.
29 de junho de 2011
Conselho Curador da EBC
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
Nenhum comentário:
Postar um comentário